.
Sarin é um composto utilizado como arma química, sendo um composto altamente tóxico, tanto em sua forma líquida como na forma gasosa, que ataca o sistema nervoso central.
Ele é um composto orgânico do tipo organo fosforado, sendo usado desde a segunda guerra mundial, ele age de maneira rápida e é muito tóxico, sendo que ele sofre variação com o pH do meio, ou seja, a sua meia vida, à temperatura de 25°C sofre queda com a diminuição ou com a elevação do pH, sendo ele, atuante na sua forma mais 'potente' com pH do meio entre 2 e 8, aproximadamente, sendo assim, ele age bem em pH ácido. A sua meia vida é contada em horas. O ácido fosfórico age como catalisador, sendo a temperatura também ajudante na velocidade de hidrólise do composto.
O Sarin pode ser utilizado em mísseis, por exemplo, sendo colocado em mistura com outros compostos, entre eles o isopropanol, o isopropalamina com ácido fluorídrico, geralmente.
Ele também pode ser utilizado em "sprays" , como gás ou líquido. Este último pode ser adicionado à comidas, de forma a contaminar quem a consumir.
O Sarin pode matar em questão de minutos, após a exposição. A substância penetra no corpo por inalação, ingestão, ou também pelos olhos, ou pela pele.
Os sintomas variam, no entanto, os mais comuns são olhos lacrimejantes e salivação, ocorre também a contração das pupilas, também ocorre sudorese(suor excessivo), bem como dificuldade de respirar, visão turva, náusea, vômito espasmos e dor de cabeça.
A morte se dá pelo ataque à musculatura, ou seja, no momento em que ocorre o ataque à musculatura corporal, ocorre a incapacidade da sustentação de funções como a respiração, pois ocorre a paralisia dos músculos.
Caso uma pessoa seja exposta à uma concentração, por exemplo, de 200 mg de sarin/m³, pode ocorre o falecimento em poucos minutos.
O efeito tóxico do composto depende da concentração de ar inalado, ou seja, da quantidade de vapor de sarin presente no ambiente.
A medida a ser tomada mais imediatamente é a retirada das roupas e lavagem do local contaminado, sendo que existe antídoto para o Sarin, no entanto é de difícil acesso, apenas poucas localidades possuem os antídoto.
Com a execução desse trabalho, nós aprendemos que as Armas Químicas tem um grandioso poder de destruição, como o Gás mostarda que causa queimaduras e resseca os olhos e os pulmões, o Cianido de Hidrogênio que entra nos pulmões e impede o tráfego de óxigênio das corrente sanguineas e vários outros químicos que prejudicam muito as pessoas.
Contudo Armas Químicas transportam substâncias tóxicas irritantes que atacam a orofaringe (uma das divisóes da faringe), pele e tecidos de animas e vegetais. A infra-estrutura de uma cidade, pode ser prejudicada e possivelmente haverá contaminação do solo e do lençol freático. E outra informação que tiramos no andamento do trabalho foi que, dependendo da arma química ela pode formar núvens de 5 a 25 vezes mais ampla do que a área de aplicação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário