.
Este gás é causador de graves irritações na pele e nos olhos, comumente conhecido como agente pustulento. É incolor no estado puro, no entanto, ele é encontrado geralmente, na sua forma impura, sendo assim, possui uma coloração que varia de amarelo a marrom, possuindo um odor característico de alho ou mostarda. Ele pode infiltrar-se nos olhos, nas mucosas, ou na pele, isso tanto na sua forma de vapor ou mesmo liquefeito. Sua fórmula estrutural está representada acima, sendo um composto químico orgânico também chamado de mostarda sulfúrica, sua fórmula molecular é C4H8Cl2S. O gás mostarda foi utilizado na primeira guerra mundial, sendo também utilizado nas 'lutas' militares na Etiópia em 1936. Ele também foi muito produzido no período da segunda guerra mundial e também estocado desde aquela época, sendo encontrados estoques nos EUA.
O contato com o gás causa lesões no trato respiratório, na pele e nos olhos, como já dito anteriormente, no entanto, não se restringe a somente isso, os danos causados pelo gás mostarda, ele também causa supressão da medula óssea e lesão neurológica e gastrointestinal, provocando também mudanças celulares em poucos minutos de contato.
A pessoa contaminada chega a apresentar dores e efeitos clínicos em torno de 24 horas após o contato.
Não existe antídoto para a exposição ao gás mostarda.
O melhor procedimento a se tomar caso haja contaminação é a afastamento do agente causador, da área exposta ao contato com o composto, isso fará as conseqüências do contato serem reduzidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário